
Bichectomia
O que é Bichectomia?
Bichectomia é o procedimento feito para remoção da bola gordurosa das bochechas. Esta gordura (também conhecida por “Bola de Bichat”, daí o nome bichectomia) deixa o rosto mais arredondado com aspecto infantilizado e faz um volume para dentro da boca que, ao se movimentar, pode levar a pessoa a morder as próprias bochechas provocando dor e podendo até sangrar.
No processo de emagrecimento, esta gordura quase não sofre ação celular para ser queimada. Isso explica o fato de, ao emagrecer, as bochechas permanecerem com o volume praticamente inalterado. Ao remover parte da gordura da face entre a puberdade e os 45 anos de idade, os tecidos se reacomodarão naturalmente na nova face esculpida, com tendência a permanecerem nesta posição. Também, como conseqüência, é esperado que haja menos formação de rugas nos terços médio e inferior da face, como o bigode chinês. O procedimento não está indicado para pessoas idosas, que apresentam queda das estruturas faciais. Nos homens, este procedimento tende a tornar a face mais masculinizada e, nas mulheres, observa-se um rosto mais delicado e sensual, chamado de “efeito blush”. O resultado de costume é natural, com uma face mais rejuvenescida e uma aparência mais magra, além da valorização da região malar (“maça do rosto”). Várias atrizes fizeram o procedimento, tais como Angelina Jolie, Jennifer Lopez e Jennifer Aniston.
O procedimento
A cirurgia é um procedimento rápido (cerca de 15 a 30 minutos), feito com anestesia local em consultório, com mínimo desconforto, realizado através de pequenas incisões internas de cerca de 1 cm , não causando nenhum tipo de cicatriz no rosto. Após a cirurgia, recomenda-se o afastamento das atividades normais por 2 a 3 dias, com ingestão de alimentos líquidos e pastosos e com a ingestão de alguns medicamentos.
Dentro de mais ou menos 15 dias, ocorre a cicatrização, voltando a normalidade, com fim das mordidas nas bochechas e um ganho estético interessante.