
Clareamento
O procedimento
O clareamento dentário consiste no uso de produtos (peróxido de carbamida e/ ou peróxido de hidrogênio) que liberam oxigênio sobre os dentes, os quais ajudam na remoção de manchas dos mesmos.
Restrições para fazer o clareamento dental
Dentes com restaurações e com tratamento de canal não irão sofrer a ação do clareamento, bem como próteses. Pessoas com hipersensibilidade nos dentes, com menos de 16 anos, grávidas, não estão indicadas a fazer uso do clareamento. Outros fatores que interferem no tratamento são dentes que sofreram alteração durante sua fase de formação, com uso de tetraciclina, hipoplasia dentinária e fluorose dentária, os quais são os mais difíceis de clarear.
Resultados esperados: por que nem sempre o dente fica branquíssimo após o clareamento?
O dente é um elemento policromático, sua cor é determinada pela dentina (porção interna do dente), que é amarela, enquanto que o esmalte (parte mais superficial) é translúcido. Quanto mais fino for o esmalte, mais amarelo fica o dente. Dessa forma, quanto mais mineralizado for o esmalte, mais claro ficará. A cor do dente não altera com o processo de clareamento, somente a saturação desta cor, ou seja, há dentes que não alteram muito o grau de saturação. Por isso, esteja ciente da possibilidade de seu sorriso não ficar como o esperado.
Por que os dentes escurecem com a idade?
Com o passar dos anos, o esmalte sofre desgastes e por sua vez a dentina torna-se mais espessa pela formação de camadas reparadoras, deixando o dente mais escuro. Este pode ser um fator que impede que os dentes clareiem absolutamente neste caso.
Tratamento de canal e clareamento: dentes com canal podem ser clareados?
Estes dentes são clareados com outra técnica. O gel clareador é inserido na parte interna do dente e é trocado como um curativo, por algumas sessões, até a obtenção do resultado desejado. Em alguns casos, dependendo do tipo do tratamento de canal e do tempo de sua realização, os resultados podem ser mais limitados.
Clareamento caseiro e o de consultório: qual a diferença?
O clareamento caseiro é feito através de uma moldeira, em que o gel é aplicado e permanece sobre a arcada pelo tempo determinado pelo fabricante. Este tipo de clareamento pode causar maior sensibilidade pelo fato do gel escorrer e atingir a gengiva. Já o clareamento de consultório é feito protegendo estas estruturas sensíveis, tornando-se mais seguro e com resultado imediato. O clareamento realizado em consultório pode ser repetido de acordo com a necessidade individual de cada caso.
Os dois métodos podem ser conjugados?
Para intensificar e obter um resultado mais rápido, é comum conjugar as duas técnicas. O tratamento se inicia com uma sessão em consultório e, depois, são feitas algumas aplicações da moldeira.
Quais os cuidados que se deve ter ao realizar o clareamento dental?
O paciente deverá cortar alimentos que contenham corantes (café, chá, chocolates, molhos vermelhos, etc.) por 48 h, como também alimentos ácidos para evitar a sensibilidade. Caso isto ocorra, o paciente poderá fazer uso de analgésicos e ou bochechos diários com flúor. O cigarro deve ser evitado.
O efeito clareador não é permanente, podendo haver reescurecimento dos dentes com o passar do tempo, quando poderá haverá haver necessidade de novo tratamento.