top of page

Prótese Dentária

Indicações

A perda de dentes tem solução, chama-se prótese dentária e pode ajudar muito sua saúde e qualidade de vida, melhorando sua mastigação e auto-estima. Uma mordida equilibrada diminui a possibilidade de dores faciais e a sobrecarga do sistema digestivo, podendo melhorar sintomas de má-digestão, dentre outros.


O tipo de prótese indicada para cada pessoa depende de múltiplos fatores, tais como o número de dentes a serem repostos, a estrutura óssea disponível e questões financeiras. Veja diferentes possibilidades e suas vantagens e desvantagens.

Âncora 1

Coroa Unitária Fixa

Esta situação acontece quando a parte visível do dente (coroa) está muito fragilizada por cáries ou restaurações extensas. Neste caso, utiliza-se a raiz para fixar a prótese (coroa). Normalmente, há necessidade de um núcleo (pino) dentro do canal para dar retenção a esta coroa. Normalmente a coroa de cerâmica pura produz melhores resultados estéticos do que a coroa metalo-cerâmica, pois esta última possui uma parte interna de metal para dar maior resistência.

Âncora 3

Próteses sobre Implantes

Uma coroa cimentada ou parafusada a um implante dentário, que funciona como uma raiz artificial, é a solução mais adequada para substituir um dente ausente. Isto porque dispensa desgastes dos dentes adjacentes, é mais fácil de limpar e mais confortável. É a condição mais próxima da dentição natural.

Âncora 2

Próteses Parciais Fixas

Neste caso, utiliza-se os dentes ao lado da falha como pilares e o dente faltante fica unido aos mesmos. A desvantagem é que existe necessidade de algum tipo de desgaste nos dentes pilares. No entanto, se estes já forem portadores de próteses ou grandes restaurações, não haveria esta desvantagem.

Âncora 5

Próteses Parciais Removíveis 

Próteses que são removidas pelo paciente para higienização, constituídas de acrílico e metal em forma de grampos que se ajustam aos dentes para garantir retenção. É a opção mais econômica. No entanto, é a menos confortável de todas.

Âncora 6

Prótese Tipo Protocolo

A Prótese Protocolo é uma prótese que contém todos os dentes unidos. em cima de alguns implantes, que funcionam como pilares. Esta prótese é totalmente fixa e não toca na gengiva (o céu da boca fica totalmente livre). Permanece um pequeno espaço entre a prótese e a gengiva para limpeza. Normalmente, são colocados entre 4 e 8 implantes sobre os quais o protocolo será parafusado. Se o osso do paciente, durante a colocação dos implantes, apresentar boa consistência, a prótese definitiva poderá ser confeccionada logo após os implantes (carga imediata). Caso contrário, precisamos aguardar em torno de 3 a 6 meses para instalação da mesma. Neste período, o paciente usa uma prótese provisória.

Âncora 4

Sobredentaduras ou Overdentures

As overdentures são dentaduras totais sobre implantes (geralmente 2 implantes na mandíbula e 4 implantes na maxila), o que permite uma maior retenção e estabilidade dessas próteses. As mesmas podem ser retidas de várias maneiras. Uma delas é com o sistema barra-clipe,, onde após a instalação dos implantes, confecciona-se uma barra de metal que servirá de apoio para os clipes instalados na parte interna da prótese. Mesmo apoiada em uma barra, ela terá um movimento rotacional ântero –posterior, mas não sofrerá deslocamento como a prótese total comum.

 

A prótese deverá ser removida para higiene, sempre após as refeições, como também a barra deverá ser escovada. É uma opção intermediária, sendo inferior ao protocolo em termos de conforto, mas muito superior à prótese total convencional (dentadura convencional).

Âncora 8
Âncora 7

Prótese Total Convencional

São dentaduras removíveis, constituídas em acrílico, as quais o paciente remove para higienização. São feitas nos casos em que os pacientes não possuem mais dentes e não querem se submeter a implantes. São a opção mais econômica, porém a menos confortável.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page