
Ortodontia
Ortodontia e aparelhos ortodônticos
A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que previne, intercepta e corrige as más-oclusões (mordidas erradas por posicionamento inadequado dos dentes e/ou ossos da face).
As más-ocluões podem variar de leves a severas, podendo causar inúmeros problemas, tais como fraturas dentárias, dificuldade mastigatória, retrações gengivais com sensibilidade nos dentes, dores de cabeça e nas articulações próximas ao ouvido (ATMs), além de problemas estéticos.
É por meio de aparelhos fixos metálicos ou estéticos (porcelana ou safira), como também aparelhos removíveis, que os ortodontistas fazem a devida correção. A tecnologia permite, inclusive, que sejam utilizados alinhadores transparentes em alguns casos. Estes dispensam a colagem de peças nos dentes, sendo removíveis e bastante discretos.
Novas técnicas e novos aparelhos são apresentados, nos dias de hoje, como se tivessem qualidades miraculosas. Materiais revolucionários não proporcionam milagres isoladamente. Todo conhecimento científico e técnico do ortodontista deve ser levado em consideração na elaboração da conduta a ser seguida. Portanto, não existem técnicas milagrosas; existem sim, diagnósticos, planejamentos e tratamentos bem ou mal realizados.
O profissional deve conhecer e dominar as técnicas da boa e correta Ortodontia para um resultado satisfatório. Assim, procure sempre um especialista experiente.